Notícias

Premiação para os melhores estudantes da Rede Estadual de Ensino de MS

15 de maio de 2012

A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, acompanhou hoje (14) o governador André Puccinelli na entrega dos prêmios para os estudantes com melhor desempenho escolar em 2011 das escolas estaduais da região central de Campo Grande. A EE Joaquim Murtinho reuniu os 632 estudantes premiados com tablets, netbooks e bicicletas, famílias orgulhosas e diretores satisfeitos com o bom trabalho desempenhado nas escolas.

Para a diretora do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada), Elizabeth, a satisfação é ainda maior. “Temos um trabalho diferente por causa da comunicação. Nós somos mais do que professores no Ceada, somos pais, conselheiros e psicólogos. Estar aqui hoje, com estudantes entre 7 e 38 anos recebendo prêmios é muito significante, é extasiante para nós e para eles, não dá nem para explicar. O mais importante é mostrar que eles conseguem, têm potencial e que eles podem sim se destacar”.

Antonio Costa era um dos pais que esperava ansioso a premiação começar, só para ver o filho Gabriel, 8 anos, estudante da Escola Estadual Nicolau Fragelli, receber uma bicicleta. Antonio e a família deixaram para trás a vida em Seixal, cidade na zona metropolitana de Lisboa, em Portugal, fugindo da crise na Europa, para encontrar melhores oportunidades no Brasil. Escolheram Campo Grande para recomeçar e a boa adaptação de Gabriel na escola é a confirmação da escolha certa. “Premiar os melhores alunos já é prática na Europa, uma maneira muito boa de incentivar as crianças e estou muito feliz com o desempenho do Gabriel”, destacou.

A entrega desta manhã contou com os estudantes do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), adultos na maioria, que assistem às aulas de um curso técnico após um longo dia de trabalho. “A premiação valoriza a dedicação desses estudantes que deixam suas famílias em casa e vão para a escola, à noite, jovens e adultos que buscam na educação profissional qualificação para melhores oportunidades no mercado de trabalho”, explicou Nilene Badeca.

Camila Gonçalves de Matos teve uma motivação ainda maior. Mais do que pensar na própria carreira, ela queria incentivar o marido. Juntos, passaram a frequentar as aulas do curso técnico em Eletrônica e ela se apaixonou pela área. “Eu não era levada a sério no começo, mas passei a tirar boas e a ajudar a turma inteira”, contou. Ano passado, Camila foi premiada com o notebook e este ano recebeu um netbook. “Os prêmios são o reconhecimento do meu empenho, estou muito feliz”, ressaltou.

Trabalhar e estudar é parte da rotina de muitos jovens, como Gabriela Cristaldo, 17 anos, mirim na Secretaria de Estado de Educação desde dezembro de 2010. Gabriela recebeu um notebook pelo desempenho no 3º ano do ensino médio, cursado no período noturno na Escola Estadual Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira. “Esta premiação incentiva o estudo, a dedicação e a frequência nas aulas, todos querem se destacar e estou muito orgulhosa porque consegui ficar entre os melhores, mesmo trabalhando o dia inteiro antes de ir para a escola”, contou.

E quem ainda está na idade de apenas estudar, como Mateus Yuji Kaneta, 10 anos, da Escola Estadual Amando de Oliveira, também tem a dedicação valorizada. Mateus foi premiado com um tablet e agora conta com a tecnologia como aliada na hora de pesquisar, fazer tarefas e aprender. “Contei para a minha mãe e ela ficou muito feliz e orgulhosa. Vou continuar estudando, me esforçando porque nos próximos anos também quero ganhar um netbook e uma bicicleta”, disse.

Para Gisrauler Gonçalves de Souza, 16 anos, da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, a melhor parte da premiação é quando a turma fica sabendo o nome dos premiados. “Quando ouvi o meu nome foi muito emocionante, a turma inteira começa a gritar”, contou ele, que recebeu um netbook e que deseja, para o próximo ano, ser aprovado no curso de Medicina.

Bruna Bortoletto dos Santos, 17 anos, já passou pelo vestibular e cursa Administração. Estava hoje de volta à EE Joaquim Murtinho, escola em que concluiu o ensino médio, para receber um netbook pelas boas notas e frequência nas aulas. “Foi inesperado. Ganhei o notebook no ano passado, não esperava ser premiada novamente”.

Durante a premiação, o governador destacou quatro metas do governo para a educação: “Queremos, se conseguirmos arrumar recursos, melhorar os salários dos administrativos, professores e especialistas das escolas estaduais; melhorar as edificações de todas as escolas estaduais; melhorar a qualificação e aprendizagem dos alunos, por isso as avaliações dos estudantes (Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul – Saems) e premiar alunos, diretores e professores, dando um incentivo” afirmou André.

O Programa Escola para o Sucesso foi instituído por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado de 4 de fevereiro de 2011. De acordo com o decreto, os estudantes das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul que apresentam melhor desempenho escolar, com base nas avaliações bimestrais e assiduidade às aulas, receberão, anualmente, prêmio que poderá ser em espécie, equipamentos ou materiais, de acordo com as definições do governador do Estado. No passado, 4.910 estudantes da Rede Estadual, classificados em primeiro lugar em cada série, receberam um notebook. Neste ano, os três primeiros estão sendo contemplados: o primeiro lugar recebe um tablet; o segundo, um netbook e o terceiro, uma bicicleta.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul