O SAEMS

Desde 2008, o Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS) tem aplicado, de forma censitária, avaliações para os estudantes da rede com o objetivo de melhorar a qualidade educacional de nossas escolas.

Antes desse período, duas edições foram realizadas. Em 2003 e 2005, estudantes das 4ª e 8ª séries (5 e 9º anos) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio realizaram testes de língua portuguesa (leitura) e matemática.

Desde quando foi estabelecido o sistema na rede de ensino, foram avaliados, em língua portuguesa (leitura e escrita) e matemática, estudantes do 3º ano do ensino fundamental, em 2008, e estudantes do 3º ano do ensino fundamental, 1º ano e 1ª fase EJA do ensino médio, em 2009.

Em 2011, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), o sistema apresentou o desempenho de estudantes do 2º ao 5º e 8º anos do ensino fundamental, 1º e 3º anos e 1ª fase/EJA do ensino médio, em língua portuguesa (leitura e escrita) e matemática.

No ano seguinte, em 2012, a aplicação foi limitada aos estudantes do ensino médio, 1º, 2º e 3º anos (também o 4º ano, nos casos existentes) e passou a avaliar competências e habilidades em produção de texto, além de leitura e matemática.

A edição de 2013 prosseguiu com o que foi proposto na edição anterior, permitindo a melhor comparabilidade do desempenho alcançado pelos estudantes da rede, com base nas políticas de intervenção e ações aplicadas nas escolas.

Em 2014, a aplicação dos testes do SAEMS aconteceu ao final do segundo semestre, de modo censitário, para estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual. Em 2016, o sistema avaliou 4º e 8º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio nas disciplinas de língua portuguesa (leitura e produção de texto) e matemática.