O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, iniciou nesta manhã (10) a entrega de tablets, netbooks e bicicletas para os estudantes da Rede Estadual de Ensino de Campo Grande com melhor desempenho escolar em 2011. A premiação faz parte do Programa Escola para o Sucesso, que este ano beneficiará quase 15 mil estudantes em todo o Estado. Os três melhores estudantes de cada série do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) das 362 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul estão recebendo os prêmios em reconhecimento ao seu esforço, dedicação nos estudos e frequência nas aulas.
De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, “o Programa Escola para o Sucesso, que premiará 3.441 estudantes nos polos de Campo Grande, faz parte de um grande trabalho desenvolvido pela SED, que envolve melhoria nas unidades escolares e reconhecimento da dedicação e envolvimento de estudantes, professores, diretores e pais, a prova de que o sucesso da educação é resultado do esforço conjunto de todos”.
Na capital, a distribuição dos prêmios foi dividida em cinco etapas para facilitar a locomoção dos estudantes e suas famílias. Hoje de manhã, o governador entregou a premiação no Parque Jaques da Luz, no bairro Moreninha II, para as escolas estaduais da região do Bandeira, Anhanduzinho e do município de Nova Alvorada do Sul. À tarde, a entrega foi no Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho, para as escolas estaduais da região da Lagoa, do Anhanduizinho e do município de Sidrolândia. Neste primeiro dia de entrega em Campo Grande, 1.399 estudantes foram contemplados.
Para a diretora da Escola Estadual Waldemir de Barros da Silva, Ernângela Maria de Souza Calixto, “a premiação valoriza os estudantes, mas também contribui com a melhoria da educação e diminui a evasão fazendo com que os jovens permaneçam na escola e sigam uma carreira acadêmica depois, é mais uma ferramenta de um trabalho educacional desenvolvido entre a SED, a escola, a família e a comunidade”.
Por trás das notas boas, na frequência nas aulas e da rotina de estudos dos alunos premiados existem muitas histórias interessantes, de superação e conquista. É o caso de Renan Siqueira Gonçalves, 17 anos, estudante do 4º ano do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio da Escola Estadual Waldemir de Barros da Silva, que sempre foi bom aluno. No ano passado, ele ganhou um notebook pelo desempenho em 2010 e de lá para cá a vida dele mudou. O pai de Renan morreu há seis meses e a mãe há apenas 15 dias, mas isso não é desculpa para o menino dedicado que este ano está recebe um tablet pelo primeiro lugar. “Eu nunca tirei nota vermelha e mesmo tendo perdido meus pais recentemente não penso em desistir, quero trabalhar e cuidar do meu futuro, fazer um curso universitário na área de Matemática. O tablet e o notebook que recebi são legais, mas para mim o reconhecimento do meu esforço é que vou levar para o resto da vida”, contou. Outro exemplo é Janaíne Gonçalves, 23 anos, estudante da Escola Estadual Teotônio Vilela: “Fiquei cinco anos sem estudar porque tenho dois filhos pequenos, mas ano passado voltei para a escola e hoje estou recebendo uma bicicleta, agora quero terminar os estudos e encontrar um bom emprego”.
O Programa Escola para o Sucesso foi instituído por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado de 4 de fevereiro de 2011. De acordo com o decreto, os estudantes das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul que apresentam melhor desempenho escolar, com base nas avaliações bimestrais e assiduidade às aulas, receberão, anualmente, prêmio que poderá ser em espécie, equipamentos ou materiais, de acordo com as definições do governador do Estado. No passado, 4.910 estudantes da Rede Estadual, classificados em primeiro lugar em cada série, receberam um notebook. Neste ano, os três primeiros estão sendo contemplados e a meta do governador é premiar os cinco melhores estudantes de cada ano escolar.
E os planos de André Puccinelli vão além. “No início de 2013 entregaremos um tablet ou um notebook para todos os diretores das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul e eu não termino o meu mandato sem antes entregar um equipamento também para todos os professores e professoras especialistas da Rede Estadual”. A inspiração para a premiação e valorização do trabalho bem desenvolvido vem da infância do governador, de uma lembrança guardada há mais de cinquenta anos, quando ele recebeu do pai um saquinho com bolinhas de gude por uma nota dez no boletim. “Foi uma alegria para mim. Então hoje estes prêmios são uma forma de estimular os alunos da Rede Estadual de Ensino para que tenham uma qualidade igual ou superior aos alunos das escolas particulares. É um incentivo para que as crianças estudem e tenham um bom desempenho para serem futuros bons profissionais”, explicou.
Amanhã (11) os estudantes receberão seus tablets, netbooks e bicicletas no Parque Tarsila do Amaral, bairro Vida Nova. Em Campo Grande, a entrega termina na segunda-feira (14), às 9 horas na Escola Estadual Joaquim Murtinho, Centro, e às 14 horas no Ginásio Dom Bosco, Jardim São Paulo.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
A Coleção SAEMS 2017 já está disponível para consulta e download no site do programa. Além dos resultados gerais da avaliação externa, a coleção traz um roteiro para apoiar a leitura e a análise dos resultados, bem como orientações sobre os usos possíveis e adequados desses resultados. Dirigida a gestores e professores, a coleção é … Continue lendo Coleção SAEMS 2017 orienta leitura e análise dos resultados da avaliação
A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou nos dias 29 e 30 de novembro, em todo o estado, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS), com objetivo de verificar, de forma censitária, os níveis de proficiência em língua portuguesa, produção de texto … Continue lendo Testes do SAEMS aconteceram esta semana